Magia Rubro Negra


Direto de Belém, uma cidade tão Rubro-Negra quanto o Rio! Por Gabriel Reis by gabrielkr
30/11/2009, 22:52
Filed under: Paixão em Qualquer Lugar

Gente do céu, eu tinha motivos para estar desesperado, com meu nextel sem funcionar, achando que aquela cidade estava fora de órbita e fora do horário nacional de verão, mas não, eu estava em uma das cidades mais Rubro-negras do Brasil. Eu falo de Belém do Pará. Cheguei à cidade paraense na sexta-feira e já contabilizei na primeira hora umas 10 camisas pela rua transitando.

E, juro por Deus, não vi uma camisa do Remo ou Paysandu em toda minha estada de três dias. Assim como também não vi camisa alguma do clube dito segundo maior do brasil, o Corinthians, ou até mesmo dos Bambis. Vi sim, duas camisas da turma do bacalhau, e foi só. Resolvi entrevistar um flamenguista na fila das Lojas Americanas. Confiram nosso bate-bola com o torcedor do mengão em Belém!

Qual o seu nome?

_ Edivaldo Linhares dos Santos.

Você pelo Flamengo mesmo ou é torcedor de algum clube daqui?

_ Aqui eu sou Remo, mas isso porque todo Flamenguista aqui é Remista. Essa história de dizer que Flamengo é segundo time não existe. Eu sou Flamengo, amo o Flamengo, mas o flamengo joga pouco aqui. então a gente gosta do Remo, porque o pessoal do Paysandu é anti-Flamengo. Aqui nessas áreas só tem Flamengo e Anti-Flamengo.

Todo torcedor do Remo tem o Flamengo na verdade como primeiro time?

_ Não sei dizer com 100% de certeza, mas todos que eu conheço amam mais o Flamengo. O exemplo é meu primo. Ele tem camisa do remo e vai em todos os jogos, porque ama futebol e o flamengo joga pouco aqui. Meu primo tem o quarto todo do Flamengo. Na Copa do Brasil, o Flamengo ganhou aqui de 2 x 0 e a gente foi ver o jogo com a camisa do Mengão e ficamos muito felizes com o resultado.

Então o Remo é apenas uma paixão local?

_ É. Você entendeu. Que nem o pessoal que torce pra time de voley nas cidades lá, mas o time na verdade tem o nome do rexona. Mas o time do coração mesmo é o Flamengo, nesse caso.

Você tem algum sonho?

_ É estar no Maracanã e ver o Flamengo ser Campeão Brasileiro. Vamos ganhar amanhã (ontem), mas acho que só poderei ir ao Rio de Janeiro em abril. Então, ainda não é desta vez que vou ver o Mengão Campeão.

Pessoal, esta é uma entrevista real. Querem confirmar tudo isso? Faço um desafio, vão até Belém do Pará e andem na rua. Quando avistarem a primeira camisa do Flamengo, o que não vai demorar muito, façam as mesmas perguntas que fiz. Outra coisa que vale a pena o registro, é que por volta das 15h no local, já não tinha mais taxi na rua quase. Depois de 20 minutos esperando algum taxi passar, consegui um. Perguntei o que estava havendo? A resposta foi fácil de adivinhar: “É o jogo do Flamengo. Tá todo mundo em casa já. Sorte que você pediu para eu te levar na direção da minha casa, senão eu nem ia aceitar a corrida”. Precisa dizer mais alguma coisa?

Me dirigi ao Hotel Hilton e lá assisti so jogo contra o Corinthians. Posso dizer que foi uma das tardes mais mágicas e mais nervosas de toda a minha vida. Como vibrei. Pelos resuldos, pela minha emoção e pelo povo de Belém do Pará.

Magia Neles!

8 Comentários so far
Deixe um comentário

É Gabriel, eu acredito e muito nisso que vc está falando, pois apesar de carioca, agora moro em Marabá, no Pará, antes morava em Alegrete, na terra dos gayuchos. Quando eu ando pela rua por lá só vejo o manto sagrado na rua, todos sem exceção. lguns degenerados tocem pelos bambis, ou pelas galinhas pretas paulistas, mas em dia de jogo do flamengo então parece que estou no rio, pois é uma gritaria e uma vibração sem precedentes. Um abração a todos! SRN

Comentário por Antonio Sartori

Atenção aí, o Norte é quase todo rubro-negro. Nasci e (quase) sempre morei em Manaus/AM, aqui somos maioria total, seguidos pela turma do bacalhau e só então pelos demais “grandes”. Em dia de jogo do Flamengo, quase todos os bares da cidade põe uma bandeirona na fachada. Nossa sede da Raça-Fla está sempre lotada. Tomamos uma praça inteira da cidade, onde se concentram vários bares e restaurantes, e que aos domingos pode-se ver um mar de mantos de todas as épocas e estilos. Engraçado é que aqui, assim como no Pará (e talvez em todo lugar do Brasil), quem não é Flamengo, antes de ser qualquer outro time, é totalmente anti-Flamengo. Abraços rubro-negros!

Comentário por Giselle

Galera, tudo isso é verídico, o flamengo não é um time carioca, regional.. A INSTITUIÇÃO é NACIONAL. Aqui em São Luís, em dia de espetáculo do Mengo, a cidade toda faz reverência. Só pra informá-los temos o Ninho do Urubu que lota (cerca de 500 pessoas)que assistem em pé, como numa arquiba…porque as mesas e cadeiras não são suficientes e isso acontece em mais de 10 pontos(que eu conheço) da cidade. Ah! cerca de 250 irmãos lá do ninho estão indo para o maraca e inúmeras pessoas do Estado também. O Mengão é isso, movimenta até a economia nacional. SRN

Comentário por Júnior Mengão do Maranhão

galera da Nação Rubro Negra, o FLAMENGO E BRASIL, BRASIL E FLAMENGO, Norte, Nordeste, Cetro Oeste, Sudeste e Sul, o Flamengo só nasceu no RJ, falo pro aqui em Tucuruí do Pará, onde tem a Maior Usina Hidreletrica do Brasil a existe a Torcida F L A T U C, Flamengos de Tucuruí – A Torcida Mais Cheia de Energia do Brasil.

Hexa Mengão.

Abraços

GIL – FLATUC

Obs: Namos fazer a maior carreata que Tucuruí já viu, e vamos madar fotos e videos para o MAgia.

Comentário por Geovane Chaves Lopes - GIL

eu sou de belém e sou rubro-negro,só que como o entrevistado falou o flamengo joga pouco aqui,mas eu aqui eu torço pro paysandu,não existe isso de remista é flamenguista e paysandu é anti-flamenguista,na verdade nem existe essa relação ou é flamenguista ou não é!

Comentário por André Tavares

Valeu André… Obrigado por nos esclarecer que a torcida do Flamengo então é maior ainda. Fica do lado do Remo e do Paysandu… hehehe

Comentário por gabrielkr

Gabriel,

Até a Nossa Senhora de Nazaré é do Mengão!!! Círio 2010 sairei do Rio e irei à minha terra natal para acompanhar a procissão mais linda do planeta.

SRN,

Jorge

Comentário por Jorge

querido amigo, apesar de não ser paraense gosto muito de belém do pará e acho que o seu comentario no que diz respeito “cidade estava fora de órbita e fora do horário nacional de verão” foi muito infeliz ate mesmo porque vc não mora no centro das atenções e como belém é uma cidade comum como todas as outras do mundo não adere ao horario de verão e em relção a torcer ou não pra algum time vc deveria ter percorido mais nas ruas da cidade e iria se deparar muito com com outros estilos de torcedores como os que torcem pelos times estrangeiros, outra pergunta vc tomou açai? me refiro ao açai puro mesmo daquele que vc so encontra aqui em belem do para e não essa composição mais agua do que açai que vc so encontra nas “GRANDES” cidades como a sua…kkkk…bjs….

Comentário por alexandra




Deixe um comentário

