Magia Rubro Negra


HERÓI OU VILÃO? – POR EQUIPE MAGIA RUBRO NEGRA by @fabiojustino

Há 27 anos atrás estreava nos profissionais do FLAMENGO José Roberto Gama de Oliveira, o baiano Bebeto revelado pelo Vitória da Bahia. Ele chegava com a dura e impossível missão de substituir Zico – maior ídolo da NAÇÃO RUBRO NEGRA – que tinha deixado o Flamengo para defender a Udinese da Itália.

No dia 23 de março, Bebeto estreou na vitória do FLAMENGO pelo placar de 2 a 0 sobre o Tiradentes do Piauí, no Brasileirão de 1983.

O baianinho teve o passe comprado por CR$ 65 milhões, na época o Palmeiras ofereceu CR$ 80 milhões, mas seu Wilson (pai de Bebeto), preferiu vê-lo no FLAMENGÃO. Era um sonho dele e o então menino não demorou para entrosar-se a constelação rubro-negra na época.

Imagem: FlaPedia – Bebeto e Romário

Bebeto foi Campeão Carioca em 1986 e Campeão da Copa União de 1987, figura entre os 10 maiores artilheiros da história flamenga. Segundo o ótimo site Fla-Estatística, ele seria o 8º numa lista entre os 10 maiores artilheiros com a incrível marca de 307 jogos e 151 gols, sua média de 0,49 supera Zizinho e Jarbas.

Ele era o xodó da torcida e chegou ao ponto máximo da carreira vestindo o Manto Sagrado no Campeonato Brasileiro de 1987, ao marcar o gol do título contra o Colorado. Porém no melhor momento da relação Bebeto & NAÇÃO RUBRO NEGRA, ele desferiu um golpe na MAIOR DO MUNDO.  “Por baixo dospanos” o jogador transferiu-se para o arqui-rival Vasco, fazendo com que seu relacionamento com o Flamengo ficasse perigosamente abalado.

Ele até voltou em 1996 fazendo juras de amor ao clube, mas essa relação nunca mais foi a mesma.

Com esse desfecho polêmico fica a seguinte pergunta: Bebeto é ou não é ídolo da NAÇÃO RUBO NEGRA? Responda…

MAGIA NELES!
EQUIPE Magia Rubro Negra
paixao@magiarubronegra.com.br
TWITTER: @magiarubronegra

Anúncios

17 Comentários so far
Deixe um comentário

Claro que vacilou grande, foi uma das minhas maiores decepções com o futebol, mas num dá para esquecer o moleque franzino fazendo o gol do título de 1987, é Ídolo.

Comentário por lucasgf

Claro que é idolo, assim como o Renato Gaucho.

Mas não chega ao patamar de eterno.

Traiu a nação, apesar de tudo!

Comentário por Dani Souto

Fala Fábio!

Olha, honestamente, não posso chamar de ídolo alguém que saiu do Flamengo da maneira como ele o fez. Acho-o um grande jogador, está mesmo entre os melhores que vi jogar no Flamengo, mas quem faz o que ele fez, daquela maneira sorrateira e totalmente traíra, jamais será meu ídolo!

Tomei um nojo tão grande dele, de sua falta de hombridade, que nunca mais consegui nem vibrar com mais nada do que ele fazia; pra piorar ainda mais a situação, ainda quis polemizar com Romário estando os dois dentro do Flamengo, numa fogueira de vaidades e mimimi dignos de um bambi autêntico!! (suspeito que teria se dado muitíssimo bem se tivesse jogado no SPFW… rsrsrs)

Sei que muitos podem não gostar do que escrevi, mas sinto muito, é a minha sincera opinião, e tenho direito a ela…

ps: tem post novo no blog, que será postado também no Flamengo Eternamente!

Abraços e SRN

Ivan Pantaleão
blog “Aqui é Flamengo, Moleque!” http://aquiehflamengo.blogspot.com/

Comentário por IvanPantaleao

IvanPantaleao, concordo com vc!!!
Renato Gaucho é um INIMIGO pra mim!!! Ele traiu o manto, a história e tudo que respeito sendo Flamengo!
SRN

Comentário por livinhojcs

Rapaziada,

Bebeto foi importante para o carioca de 86 e o tetra em 87? Sim…

Mas o que ele fez é ruim de esquecer, perdoar sim, mas esquecer jamais.

Ele “virou a casaca” e isso a NAÇÃO não perdoa… ou perdoa? rs

Magia Neles,

Fábio Justino

Comentário por Fabio Justino

Só um detalhe: o Renato é sim, meu ídolo!! rsrs

Nunca me senti “traído” por ele. Ele fez o que qualquer grande jogador faria: sempre se dedicou ao máximo por todos os times em que jogou, vibrava, e muito, com a camisa que vestia. Isto eu admiro!

ps: leiam “Flamengo – A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece!” http://aquiehflamengo.blogspot.com/2010/03/flamengo-primeira-vez-gente-nunca.html

Abraços e SRN

Ivan Pantaleão
blog “Aqui é Flamengo, Moleque!” http://aquiehflamengo.blogspot.com/

Comentário por IvanPantaleao

VIRA CASACA JAMAIS
NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário por PEDRO HENRIQUE- NITERÓI- FONSECA

Nããããããoooo~~~
Somos FLAMENGO mas, cada um de nós, vivencia experiências muitas vezes particulares.
Meu filho nasceu em 85 e gritava o nome de seu ídolo. O tempo, mtas vezes ou até mesmo, ameniza determinados momentos. Mas nesse caso não dá
E como eu iria explicar o inexplicável ????

Não brigarei com ninguém que o considera um ídolo. Respeito a opinião de cada um. Mas, para o Vasco, do Eurico Miranda? Não dá !!!! Esta eu não consigo engolir.
MENGÃO SEMPRE!!!
SRN

Comentário por henrique FLA

Bebeto ídolo? de jeito nenhum!!!

Comentário por Victor Alves

Bebeto é o maior traidor da história do Flamengo. Zico estava parando de jogar, o chorão era o xodó da torcida, e ocuparia uma grande lacuna deixada pelo nosso rei.
Quer sair do clube? Vai jogar no São Paulo, no Inter, no Cruzeiro ou no inferno, mas sair para o maior rival não tem perdão.

Comentário por Chinese

O Renato nunca nós traiu, sempre representou bem todos ao clubes que defendeu , Mas o Bebeto é traira, sair do Mengão para o vice da grama não tem perdão.

Comentário por Edna

Bebeto Idolo?

Muito grato por tudo que ele fez no Estadual de 86,no Tetra em 87, mas ele nao poderia NUNCA ter se deixado trair por ser mal acessorado e ter trocado o Fla pelo VASCU!
Na Gavea la pelos idos de 84, 85 e ele foi tratado como crianca, como Filho por todo mundo la dentro por toda aquela historia de ter vindo da Bahia pro RJ e ter saudade da familia etc, ele foi MUITO ingrato com o Flamengo, traira mesmo.
Entao, gratidao sim, idolatria NAO!

SRN6X !

Comentário por Marco Aurelio

Nas minhas seleções do Mengão, para meus times de botão (http://botao.zamorim.com), seleciono só ídolos, claro, mas existem critérios muito bem definidos para ser ídolo. Número de jogos, de gols, isso conta, mas principalmente, o cara tem que ter honrado o Manto Sagrado antes, durante e DEPOIS de tê-lo vestido. É por essas e outras que Bebeto, Renato Gaúcho e mesmo Romário JAMAIS entrarão em um time desses. O Bebeto pela trairagem da troca e os outros dois pelas tantas vezes que debocharam da nação Rubro-Negra quando jogaram contra. Duvido que um caras como Zico, Andradade e tantos outros se prestariam a levantar o dedo para a nossa torcida, seja na situação que fosse. É por isso também que cara como o Cantareli, por exemplo, SEMPRE estão em qualquer seleção de todos os tempos que eu faço para o Mengão.

Comentário por Marcus

Não chega a ser vilão, mas tbm não é um ídolo, não meu, com certeza. Ídolo meus mesmo, só Zico e Junior.

Comentário por Mari Rocha

Bebeto merece tudo que a vida lhe proporcionou. E nós o merecemos como ídolo. Foi dele o gol de um título importante e até hoje declara o amor pelo manto, por Zico e por nossa torcida. O gostinho que teve de vestir a camisa do Vasco serviu para reafirmar o amor que sente pelo Mengo. Bebeto me traz boas lembranças. Depois de Zico e Júnior, foi o jogador que mais idolatrei. E torço para que o Mateus, seu filho, siga o mesmo caminho, com exceção da tráição. Por falar nisso, ninguém sabe o que ocorreu na época. A verdade é que ele entrou para a história, assim como Romário, Renato Gaúcho, Jorginho, Pet, Andrade, Tita e tantos outros que vestiram camisas de rivais do Rio, mas não perderam seu posto de ídolos, heróis.

Comentário por Gustavo Arruda

Amo até hoje esse cara magnífico chamado BEBETO!!!!!!!!

Comentário por Adriana

O maior traidor, por ter ganho total confiança da nação, foi um bom jogador devido Zico está naquele time, tanto que em 1996 quando voltou, foi humilhado e ainda lambeu as chuteiras do Romário, nunca foi ídolo da nação, chegou a iludir, porém preferiu trair a nação e devido a ele a maioria dos jogadores se tornaram marqueteiros e mau caráter.
Assim como ele zinho que por várias vzs virou as costas para o Flamengo e só quiseram vim depois que ninguém os queriam mais, pois já não serviam mais para nada, e o Flamengo para fazer média os aceitava, porém eles estão sim fadados a ser ídolos mas no muro da vergonha rubro-negra!

Comentário por Noslen Soares de Oliveira




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: