Magia Rubro Negra


OU ISTO OU AQUILO – POR FÁBIO JUSTINO by @fabiojustino
31/03/2010, 17:47
Filed under: Colunas, Notícias Diárias, Videos

Antes que alguém tenha um “ataque de nostalgia” achando que o título do post é uma homenagem a Cecília Meireles, vou logo esclarecendo, nada contra estes versos que povoaram a infância de muitos, mas eu quero trazer (mais) uma polêmica para os poucos e fiéis leitores (by Buteco do Edu) do MAGIA RUBRO NEGRA. Leia atentamente o relato abaixo e certamente entenderá o rumo da prosa.

Na última semana eu trocava idéias com uma grande amiga, jornalista competente e promissora, certamente vai figurar entres as principais do país em pouquíssimo tempo. De repente pipoca no ar a seguinte questão: Pode o gol de um título estadual ser mais emocionante que a conquista de um título nacional?

Bem, deixa eu repetir… antes que me joguem pedras, digam que eu não sou rubro negro e queiram cassar o meu direito de torcer, explico melhor. Em momento algum eu disse “mais importante”, porém o que eu escrevi foi “mais emocionante”. Não sei quanto tempo você demorou para responder esta questão, mas eu mandei “na lata” sem medo de ofender ninguém. Minha resposta foi SIM.

E minha defesa foi criada com base na seguinte comparação (aí que vem a polêmica): Eu estava no Maracanã no sinistro gol do TRI, como também estava no gol de cabeça do Angelim contra o Grêmio, o gol do HEXA. E não posso negar, o gol do magro de aço foi de uma importância tremenda, mas falando de emoção, tô pra sentir novamente aquela parada doida que foi o êxtase no gol do Pet contra os Vices em 2001.

Bem, agora jogo essa batata quente no colo de vocês, cada um com a sua tese, cada com a sua teoria. Ressalto que esse post nada tem a ver com a minha opinião sobre a renoação (ou não) do nosso camisa 43.

O que foi mais EMOCIONANTE para você? O gol do PET em 2001 ou o gol do Angelim em 2009?

Divulguem e… comentem.

MAGIA NELES!
EQUIPE Magia Rubro Negra
fabio@magiarubronegra.com.br
TWITTER: @fabiojusttino

18 Comentários so far
Deixe um comentário

Sim. O do pet foi mais emocionante do que do Angelim. O do Pet foi no ultimo minuto, era aquela falta ou a gente perdia.

Gol do Angelim mais importante, gol do Pet mais emocionante.

Comentário por Raul Nicacio dos Santos

Quer me matar do coração é?

Comemorei muito mais o do Pet do que do Angelim.
Mas em importancia, o do Angelim ganha de sobra.

Abs querido amigo!

Comentário por Dani Souto

Como disse um dia alguem mais famoso do eu nos:”uma coisa e uma coisa, outra coisa e outra coisa”:

O gol do Tri foi especial pelo momento do jogo, era tudo ou nada, o vascu jogou melhor, massacrou perdeu gols incriveis, aquele time do Flamengo estava em tremenda desuniao, entao por tudo foi especial.
Mas o gol do Angelim foi MAIS IMPORTANTE pelo ato da Libertacao de 17 anos de jejum, apos 30 rodadas de stress, angustia preocupacao e no fim, ate mesmo naquele dia o sofrimento.
Por isso importancia fica para o Gol do Hexa, Emocionate fica para o Gol do Tri.

SRN6X

Comentário por Marco Aurelio

Quem cobrou o escanteio para o Angelim ?

É O PET, É O PET , É O PET.

Quer falar dos gols olím´picos do Pet ? Enterrando as galinhas no Minerão e destruindo a porcalhada no chiqueiro.

Ou que tal a cobrança de penalti em cima do Rogério Ceni ?

É O PET, É O PET ,É O PET.

Comentário por duda

Caro Fábio Justino,

Você disse: “Pode o gol de um título estadual ser mais emocionante que a conquista de um título nacional?” E se eu acrescentasse: “Pode o gol de um turno ser mais emocionante que o gol de um título estadual, e que por sua vez, ser mais emocionante que a conquista de um título nacional?”

Primeiramente, pela sua enquete, voto no gol do Pet pelo gol histórico e antológico em um momento decisivo para nós naquela final de 2001.

Pelo conjunto da obra: “Rebote, linha de passe e a conclusão final”, eu não teria como esquecer jamais do Gol do título de Diego Tardelli na final da Taça Guanabara de 2008. http://www.youtube.com/watch?v=AEbouUqbulI

Assistindo de cima, ficou ilustrada uma “coreografia” perfeita da tática de futebol que o Flamengo aplicou naquela jogada. Rever aquele gol do Diego Tardelli, por trás, e em câmera lenta, não tinha coisa mais fantástica! “Penteou” a bola e “colocou” a bola no canto como se tivesse colocado com a mão! A trajetória da bola foi coisa de cinema!!!

Diego Tardelli, naquela fase que ele estava, não era para ele ter saído do Flamengo.

Mas vice pelo vice, prefiro fazer gol no “Vice da Gama”. Que por sinal este Clube já detém o know-how!

Saudações Rubro-negras,

Hélio Shiino
Rio de Janeiro – RJ

Comentário por Hélio Shiino

Eu tb estava nos dois e, sinceramente, não sei te dizer. Eu gritei, pulei, xinguei, ri e chorei nos dois. Acho que a diferença é o modo mata-mata. Mesmo com o jogo contra o Grêmio tendo sido uma decisão, para o Grêmio não valia nada. Acho que essa é a diferença.
SRN

Comentário por Nívea

Olha meu caro amigo, com toda certeza para mim o gol do angelim foi muito mais emocinante foi um gol que a 17 anos uma nacao inteira esperava, claro o gol do pet foi muito emocionante tambem, acho que nao tem como comparar, o mais legal que o do pet foi em cima do vasquinho ne,a gosto fico muito mas gostoso

Comentário por Roginei

Caro Fábio,
Você bateu o escanteio, foi pra área e fez um golaço. É praticamente unânime. Claro que para toda nação o gol do Angelin foi muito emocionante, pelo título e por tudo que já foi dito. Isso sem falar na importância. Mas o gol do Pet teve um quê de momento mágico, abençoado, iluminado, que só quem viveu sabe o que é. Eu tive a sorte (e idade) de acompanhar toda “geração Zico”, e dentre vários momentos mágicos, lembro de três que deram essa sensação muito agradável de viver esse prazer:
1. O último gol do Nunes contra o Atlético no Maracanã no nosso primeiro brasileiro;

2. O gol de falta do Zico contra o Cobreloa;

3. E o terceiro gol de Nunes (novamente, sempre ele) contra o Liverpool…

Gols MUITO importantes e MUITO emocionantes. Assim como aquele gol inesquecívelmente mágico do Pet.
É… entre altos e baixos, nós rubro negros não temos muito que reclamar. Estamos cobertos de momentos mágicos, emocionantes e importantes.
E por incrível que pareça, sobrevivendo ainda com alegrias e glórias, aos dirigentes que passaram na Gávea.
Ah, muito bem lembrado pelo Hélio Shiino o golaço do Tardelli, que ainda foi mais emocionante para mim pois minha esposa estava conhecendo o Maraca naquele dia.
Valeu Fábio, polêmica muito agradável de ser discutida.
Grande abraço Nação!

Comentário por Fernando Gomes

AONDE ESTÁ A MOBILIZAÇÃO DA TORCIDA PARA QUE O PET FIQUE NO MENGÃO ????
AONDE ???
POIS SE DEPENDER DESTES DIRIGENTES ELE JÁ FOI EMBORA.

FICA PET !!!
ANDRADE: PET E VINICIUS JUNTOS COM MALDONADO E WILLIAMS TERGAT

MENGÃO 2010 EM BUSCA DE SER: CAMPEÃO DE TUDO !!!

NÃO VOU NEM PERGUNTAR SE O ANDRADE ASSISTIU AO BARÇA HOJE.

Comentário por duda

Senti uma alegria enorme nos dois gols. O do PET foi uma explosão que veio do interior de forma avassaladora em cima do Vice da Gama um de nossos maiores rivais.
Mas, sem dúvidas, analisando racionalmente, o gol de hexa foi mais importante.
MENGÃO SEMPRE!!!
SRN>

Comentário por henrique FLA

É meu amigo Fábio… do jeito que vc colocou a questão acho que a análise fica muito superficial, afinal de contas o Gol do Pet foi o de um TRI campeonato e o do Angelim o de um HEXA campeonato, isso quer dizer que milhares de gols tão bonitos, emocionantes e importantes já foram feitos antes destes.
E este ano você vai entrar pro time dos Papais, e vai descobrir que é possível amar, admirar e se emocionar com mais de uma coisa ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Desta forma minha resposta a sua pergunta é a seguinte:

Cada gol é único e mesmo os feito com a canela, sendo do Mengão, tem o seu valor.

Comentário por andré costa

Eu também sou do time que acha que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Emoções diferentes. Em 2001 já se iam 9 anos do jejum nacional e a dramaticidade do jogo, a comemoração do Pet e o fato de que ganhar uma terceira vez em cima do Vasco tem um sabor especial, realmente fazem deste gol um dos mais emocionantes da história rubro-negra. Mas era um estadual. Pra mim pesam mais para o gol do título brasileiro (nessa balela dos pontos corridos – eu odeio pontos corridos!): o nervosismo que quase pos a perder um jogo que deveria ser fácil, a recuperação do Angelim no decorrer da temporada e pós saída do Fabio Luciano, o cruzamento certeiro no momento exato do próprio Pet e o jejum de 17 anos. Sabe aquela história do predestinado? Angelim fez apenas 13 gols em 5 anos no Fla. Ele faz diferença quando mais precisamos dele. Não consigo pensar nisso tudo e concluir que seu gol perde em emoção para o do Tri em 2001. Como eu disse, são emoções diferentes em cenários diferentes. Mas se for pra comparar, fico com o Angelim.
;)
SRN

Comentário por Cláudia Simas

No do Pet eu tava na Arena da Baixada vendo a final do Paranaense (detalhe, no intervalo fui no bwc e numa lanchonete dentro do estádio tava passando a decisão do Carioca, não voltei mais pra arquibancada. No do Angelin eu tava no Maraca, mas não pude ver nem 1/3 do jogo (por causa das invasões nas cadeiras azuis). Então o do Pet foi mais emocionante, o do Hexa só valeu como currículo.

Comentário por Xerife

Eu sou muito suspeito pra comentar. O gol do Pet além de ser feito nas condições que todo mundo conhece, foi bem na data do meu aniversário de 16 anos (27/05/2001, é mole? Adoro me gabar disso). O Pet me dedicou aquele gol, então nem preciso falar da minha gratidão pelo Sérvio, nem do tamanho da minha emoção, nem do meu desejo por sua permanência…

Comentário por Jamison

A distinção entre “importante” e “emocionante” foi muito bem colocada.
De fato, o gol do Petković em 2001 foi, sem dúvida, mais emocionante. Vários fatores me fazem chegar a essa resposta. Primeiro: o gol foi aos 43 do segundo tempo; segundo: foi contra o nosso maior rival; terceiro: foi um golaço, resultado de um chute magnífico, certeiro, e de muito longe.
Já o gol do Angelim, apesar de também muito emocionante, não foi no finzinho do jogo e não foi um golaço…
Por essas considerações, na minha opinião, o gol mais emocionante foi, sim, o de Petković em 2001.

Comentário por Matheus Marques

Para mim….foi o gol do Hexa em importância e em emoção. estava com meu filho pela primeira vez comemorando um Campeonato Brasileiro (fora da minha barriga…rs). O outro foi o tetra..em 1987. Sentir o clima do Maracanã.na hora daquele gol…quando lembro até hoje me arrepio…Sei que o TRI…foi inesquecível…mas para mim….o Gol do Angelim é inesquecível.

Comentário por Mary

O Gol do Angelim! Pelo HEXA e pela humildade de um cearense trabalhador e dedicado ao Flamengo. Aliás, tive a honra de ter um texto meu publicado na Revista HEXA do Lance em homenagem ao Magro de Aço. PET poderia aprender com Angelim e ser um pouco mais humilde e menos estrela.

Comentário por futigol

A colocação foi perfeita! O importante foi o do Angelim, mas o emocionante foi o do Pet! Na hora daquele gol eu já estava chorando, e se não fosse meu pai para me segurar, eu teria caído no chão quando a bola balançou a rede…. Meus joelhos simplesmente dobraram sozinhos. NUNCA na minha vida senti emoção tamanha! Não sei se pelo fato do TRI nos fazer desfilar na frente dos vascaínos com nossas camisas e causar olhares de cólera e inveja, ou por ser um gol no finalzinho do jogo e que sem ele não conquistaríamos nem TRI, nem daríamos ao Vasco O TRI-vice. Uma final de campeonatao brasileiro sempre fará história, uma final de Carioca não. Essa foi A FINAL! E na minha humilde opinião, vai ser difícil ter outra como essa.
O Hexa veio como um filme água com açúcar. No início vai tudo bem, durante a trama o galã Mengão passa por situações complicadas, e do meio pro fim tudo começa a se resolver aos poucos, o galã cresce e no final conquista a tão sonhada mocinha – a taça do hexa. No fundo no fundo, todo rubro-negro sabia e sentia qual seria o final do filme… Pelo menos eu tinha CERTEZA! E o meu blog comprova isso! rs!

Comentário por Paola




Deixe um comentário

