Magia Rubro Negra


365 Dias Seguindo uma Paixão by Bruno Cazonatti
09/07/2010, 11:32
Filed under: Colunas


Quando conheci o 365 dias seguindo uma paixão, lembrei de uma frase do escritor Eduardo Galeano: “Uma estranha MAGIA se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias.” O jornalista Márcio Moura e o arquiteto Robson Oliveira, resolveram viver tudo isso de um modo que nós sempre sonhamos, mas, por motivos de força maior, leia-se pouca grana, compromisso familiar, falta de estrutura, distância, entre tantas outras coisas, não conseguimos: seguir o Flamengo por 365 dias do ano (de 2010).

Márcio Moura contou para o Magia que no projeto, que será transformado em um documentário, ele e o Robson, são os personagens centrais de uma história de amor ao Flamengo. Mas, nas principais partidas, rolam convidados especiais, pois a idéia é mostrar a paixão dos torcedores pelo Mais Querido do Brasil. Viver isso religiosamente durante o ano, sem poder faltar e ainda ter tudo filmado, documentado, registrado, é praticamente ganhar na megasena-do-flamengo. Se bem que se eles ganhassem qualquer bolada, a grana era certa: gastar com o Flamengo.

Esta idéia genial e invejável nasceu em uma viagem que Marcio e Robson fizeram para o Mineirão em 2007. Neste dia e nas doze horas de viagem, a grande afinidade rubro-negra e o sonho de seguir o Fla 365 dias veio à tona. Mas, como bancar isso? Por enquanto, esse é o maior perrengue deles, afinal os caras sustentam sozinhos essa loucura sadia e existe até o risco deles (toc toc toc = batendo na madeira) não seguirem com o projeto, por falta de patrocínio (Alô patrocinadores! Vamos dar uma moral para esses caras! A idéia é fantástica!).

Imaginem vocês, atualmente já são aproximadamente 33 horas de filmagem e a perspectiva é que até o final do ano chegue a 60 horas ou mais. Levando-se em consideração que o documentário terá exatos 90 minutos de duração, tal qual uma boa e velha partida de futebol, Márcio e Robson terão muito trabalho para editar o filme. Com esse material todo vai ter prorrogação e disputa de pênaltis! Agora, bom saber que eles estão procurando algum editor que curta futebol para começar logo esse trabalho ! Quem sabe a equipe do Magia Filmes não se habilita, hein?

Agora que esse campeonato sem graça quem nem segundo turno tem, está acabando, o intervalo do “365 dias” chega ao fim, nesses “minutos” de descanso, Marcio e Renato, reforçaram o que todos nós também vivemos: nosso amor pelo Flamengo é maior que a seleção brasileira. Enquanto todo mundo estava de olho na seleção de Dunga, os caras estavam pensando na estrutura para continuar seguindo o Fla no retorno do brasileiro (aliás, nós do Magia também. Quarta-feira que vem vamos invadir o Maracanã).

Todos nós temos nossas histórias de sufoco pelo Flamengo. No Maraca, nos arredores do estádio, em jogos fora, mas essa do Márcio é de arrepiar:

Nossa pior experiência foi na Venezuela, um país extremamente atrasado que nós achávamos que não curtia futebol. Chegamos ao estádio e ele estava completamente lotado. Torcedores com lança-chamas.. nos xingando… Colocaram nossa torcida (cerca de 12 pessoas) no meio da torcida do Caracas, o gol do Flamengo foi o estopim da violência. Roubaram algumas faixas de torcidas organizadas, minha bandeira do Rio de Janeiro que viajava comigo para todos os cantos também foi roubada. Vimos de tudo no estádio, facão de cortar côco, cerveja vendidas em garrafas e muitos mais. O que nos salvou foi que aos 30 minutos da segunda etapa saímos da arquibancada, no exato momento que o Flamengo fez o segundo gol. Se estivéssemos lá, nem sei o que aconteceria. No final do jogo tivemos que invadir o vestiário do Flamengo para nos salvarmos. No avião de volta ao Brasil, o Piloto nos fez uma homenagem no microfone do avião, nos chamando de bravos guerreiros e nos convidando a conhecê-lo em sua cabine.”

Nessas horas vocês devem estar se perguntando: ESSES CARAS NÃO TEM MULHER EM CASA NÃO? É meus amigos e amigas do Magia, tantos de nós temos aquela velha dificuldade de ter que conciliar maridos, esposas, filhos, sogra, papagaio, com o Flamengo, vejam o que o Márcio nos contou a respeito:

Olha, tive que trocar a data do meu casamento em virtude de um jogo do Fla. Eu casaria no dia 06/03, como tinha jogo tive que transferir para 27/03, se tivesse jogo neste dia, não haveria nem noivo nem padrinho (pois Robson foi meu padrinho de casamento). Apesar de Botafoguense minha esposa é bem compreensiva, já está até comemorando os gols do Fla (risos). A família do Robson também dá muito apoio. Afinal 365 é um sonho realizado! Em relação ao nosso trabalho, eu sou jornalista, trabalho em uma produtora de eventos, meu patrão (tricolor) me libera para as gravações, ele também comprou a idéia… mesma situação vive o Robson que é Arquiteto, os patrões dele o liberam, até porque ele teve uma ótima idéia: Fez uma faixa que levamos para os estádio “FlaCentelha” Centelha é a empresa que ele trabalha, ótima idéia não?!?!”.(risos)

Desistir Nunca, Retroceder Jamais!!!? É isso que desejamos ao Márcio e ao Robson. Força no projeto. Fé no Flamengo e disposição no trabalho por que já está valendo muito a pena. Em dias de fúria como esses em que vivemos, nada melhor do que valorizar o AMOR ao Flamengo, ao time, ao clube, ao manto sagrado e a maior e mais espetacular torcida do MUNDO.

365 dias é feito de personagens rubro-negros. A cada jogo, um torcedor é escolhido para acompanhar Róbson e Márcio, e ser acompanhado por eles. Desde o momento que saem de casa, com direito ao ritual e a um depoimento dele. Torcedores que vivem as mesmas questões, os mesmos dilemas, a mesma paixão, as mesmas manias, o mesmo AMOR pelo Flamengo. Você com certeza é um deles. Fique de olho nesse projeto. Fique de olho nessa faixa. Você também, leitor do Magia, pode fazer parte dessa história.

365 dias de sucesso, vitórias e PAIXÃO, é o que desejamos para esse projeto encantador.

Site: www.365diasseguindoumapaixao.com
Twitter: @365diasdepaixao

Magia Neles!
EQUIPE Magia Rubro Negra
vivi@magiarubronegra.com.br
Twitter: @vivi_mariano

Anúncios

11 Comentários so far
Deixe um comentário

Realmente um sonho passar 365 dias seguindo essa paixão. Na verdade todos nós seguimos 365 dias, não com essa dedicação. Parabéns ao Marcio e ao Robson, pela dedicação e pelo belo projeto. Sempre vi a faixa e não sabia do que realmente se tratava. Não imaginava que havia esse projeto tão legal.

SRN

Comentário por Jefferson Freire

Eu não passo 365 dias seguindo essa paixão;

EU PASSO A VIDA TODA SEGUINDO ESSA PAIXÃO CHAMADA FLAMENGO!

Comentário por Bruno Nin

sensacional, o resultado desse desafio vai ser lindão! sorte pros caras!

Comentário por Alexandre Bolinho

Parabéns aos rapazes pela disposição, também estava junto na Venezuela passando por este perrengue. Inclusive teve ter o meu desabafo com o pessoal da FLATV. Vai para cima deles MENGO!!! 365 dias por ano!

Comentário por Eduardo Vichi

Para ajudar, quando tiver jogo em Salvador, podem ficar na minha casa.Muito bacana esta idéia, realmente o Mengão merece!

Comentário por joao augusto de moura leite

rapaziada, parabéns, classe um role assim

meus parabéns mesmo

grande abraço!

Comentário por RICARDO DRAGO

Apoio total para esses guerreiros!

Quarta estremos lá no maraca torcend pelo Mengão!

Comentário por Rhuan

Obrigado, guerreiros!!!

SRN, valeu Vivi!!

Comentário por Márcio Moura

kd a minha foto com bruno galiaço?beijão!

Comentário por patricia azerdo

ai meus parabens pra vcs dois que representa a nossa nação continuem assim forte abraço

Comentário por leandrinho_rio preto

Esse documentário saiu do papel?

Comentário por Marcelo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: