Magia Rubro Negra


Eu, BUJICA e a Brisa. by vivimariano
27/08/2010, 12:18
Filed under: Colunas

5 de novembro de 1989. O dia que o inesperado fez uma surpresa para a torcida do Flamengo. Mas, neste caso, o inesperado tinha nome, sobrenome e apelido. Marcelo Ribeiro, ou simplesmente: BUJICA. Um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra conversou com o Magia, e mostrou por que até hoje é lembrado com carinho e uma grande dose de saudosismo pela Nação Rubro-Negra.

Craque ? Bom de bola ? Um predestinado? Bujica por Bujica afirma: “Fui um Bom de Bola Predestinado”. Discordar ? Impossível. Encarou o time do Vasco  – cheio de moral com a estreia do (ex-ídolo rubro-negro) Bebeto –  e diante de um “clima de goleada e já ganhou” CALOU a torcida rival. Para ele, substituir qualquer jogador do Flamengo naquela época era um peso. Eu, que estava naquele jogo,  lembro da APATIA do baianinho Bebeto rendido pelo seu algoz rubro-negro, logo intitulado, CAÇADOR DE MARAJÁS. Sobre aquele jogo, Bujica afirma que tudo já foi dito e que fatos importantes aconteceram ao longo de sua vida, mas aquele jogo, ahhhh aquele jogo … foi “O JOGO”. É possível que um jogador se desgaste mais comemorando um gol do que ao longo de todo jogo ? Com ele foi. O misto de emoção mais o pique em direção a Nação fez  Bujica admitir:  “Cansei mais na comemoração do primeiro gol e tive que pedir para sair antes do apito final. Não sei explicar o que senti naquele momento.”

Outra lembrança significativa para o ex-jogador foi a despedida de Zico, onde marcou um dos cinco gols contra o Fluminense: “Lembro de tudo, da emoção de fazer parte da história daquele jogo, da alegria de estar contribuindo com o placar e acima de tudo, da tristeza da despedida”. O ex-atacante e torcedor do Flamengo admite que Zico, como Diretor Executivo de Futebol, foi a melhor coisa que o clube poderia ter feito. Para Bujica, “ELE SABE O QUE FAZ”. Sobre a gestão de Patrícia Amorim, Bujica desabafa:  “No começo fiquei – como uma grande maioria -apreensivo, mas,  ela superou as expectativas e com paciência está conduzindo o Flamengo de volta ao lugar onde ele deve estar. O mais urgente, na minha opinião, é buscar recursos para saldar dívidas.”

A passagem pela Gávea foi curta e Bujica lamenta não ter tido mais espaço no Flamengo: “Comecei na base e estava no início da minha carreira profissional. Mas o presidente daquela época [Gilberto Cardoso Filho] não me deu oportunidade de ficar e me vendeu”. Ainda sim, seu maior orgulho foi mesmo ter jogado no Clube em uma época que ainda tinha Zico, Junior, Rogério, Zinho, Leandro, Leonardo e tantos outros craques. Fica apenas um desgosto profundo…ter saído do Flamengo.

Bujica deixou os campos de futebol, por vontade própria, pois queria fazer algo “que ajudasse alguém”. Quando saiu do Flamengo começou a se preparar para esse momento e hoje em dia  trabalha com, aproximadamente, 400 crianças carentes em um Projeto Social no ACRE. O belo trabalho atual não o impossibilita de ser acima de tudo e de qualquer coisa: rubro-negro. Ao ser perguntado se a torcida fazia a diferença e se o Manto ganhava jogo, foi categórico: “O Manto Sagrado, faz a diferença, porque é o maior símbolo do futebol mundial. Todo adversário que joga contra o FLAMENGO e vê os jogadores vestidos com o MANTO ficam intimidados.”

Bujica afirmou que o Flamengo não era uma time qualquer e sim o MELHOR TIME DO MUNDO, ele explica:  “Dizem que somos 35 milhões de torcedores, mas eu acredito que somos a metade do país, mais um.” Por isso ele não se cansa de agradecer a Nação  Rubro-Negra pelo carinho que continua recebendo depois de VINTE ANOS ! Imagina Bujica, nós que te agradecemos. Assim como na bela canção de Jonny Alf, clamamos também por essa BRISA que passou pela Gávea, e que fez a Nação mais feliz. Clamamos, quem sabe, em tempos de deserto –  como o de agora  –  por jogadores que nos surpreendam com a alegria e o talento de MARCAR GOLS, simples assim: “Fica, oh, brisa fica, pois talvez quem sabe … O inesperado faça uma surpresa”.

Magia Neles!
Equipe Magia Rubro-Negra

vivi@magiarubronegra.com.br
Twitter: @vivi_mariano

Anúncios

13 Comentários so far
Deixe um comentário

Simplesmente sensacional. O texto impecável, criativo e emocionante. Belas lembranças com a participação do Bujica. SENSACIONAL!

Comentário por Jefferson Freire

BUJICA é O CARA ! Eu tb estava lá ! Me emociono só de lembrar !! Belíssima entrevista ! Mais um GOL de Placa do Magia ! Bujica Neles. SRN, Marcio.

Comentário por Marcio Fernandes

Tá faltando BUJICAS na Gávea !! FORA ROGÉRIO LOURENÇO !!!!!!

Comentário por André Ferreira

Vivi e seus textos completamente inspiradores!
EXCELENTE!
Bjus

Comentário por @livinhojcs

Estupenda reportagem me fez reviver os bons tempos de futebol arte,valeu mais uma vez.Vamo que vamo…………..

Comentário por lucia

Ótimo texto, Vivika.
Ah, se o Cristian Borja encarnasse o espírito bujicano…

Magia Neles!
Bruno Cazonatti

Comentário por Bruno Cazonatti

E o “INESPERADO” NOS FEZ UMA SURPRESA: ROGÉRIO LOURENÇO CAIU :) ! Bujica dá sorte mesmo !! Bujica e MAGIA NELES, Vivi.

Comentário por Vivi

Excelente texto!
SRN

Comentário por @MandiinhaSilva

Só o MAGIA mesmo para homenagear essas lendas vivas da história do Flamengo. Parabéns !! SRN sempre.

Comentário por Anderson Carmine

Tem coisas que só o Flamengo e o Magia proporcionam pra gente. Amei a entrevista e o texto. Adoro essa música. Saudações Rubro-Negras, Ingrid S.

Comentário por Ingrid Silva

PARREIRAAAAAAAAAAAAAAAAAA
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário por Pedro Henrique- Niterói

Obrigado Magia!!!!!!!!
Obrigado Vivi…..

Comentário por Marcelo Bujica

Legal!!

Comentário por deni




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: