Magia Rubro Negra


Zico: Culpado, Inocente ou Vítima ? by vivimariano
27/09/2010, 0:03
Filed under: Colunas

Descobrir e revelar como o esporte, o futebol e acima de tudo o FLAMENGO, realizam o milagre da transformação à indiferença das coisas e do mundo, tem sido um dos propósitos da minha vida, para desgosto de mamãe que sonhava com uma filha quituteira, que soubesse bordar, odiasse estádios de futebol e adorasse shopping. Pobre mamãe. Na contra mão da história, sigo encantada pela paixão que o Mais Querido do Brasil desperta onde quer que vá. Onde quer que jogue. Onde quer que esteja (de preferência no topo, e não passando por esse sufoco e vexame atual). Talvez este encantamento rubro-negro –  que mobiliza milhões –  estimule os instintos mais primitivos de alguns, motivados pela ganância, os desejos sórdidos e a vontade de tirar proveito do maior fenômeno do esporte mundial: o Clube de Regatas do Flamengo. Só isso explica as insinuações, as acusações, e, claro, as notícias negativas – SEM PROVAS –  sobre o caráter e as ações de Zico desde que este assumiu a Direção Executiva do Futebol do Flamengo. Ataques ao Zico e a família dele. Sim, por que os corvos, disfarçados de urubus, sabem que filho é coisa sagrada. Tal qual o Flamengo. E dá-lhe calúnia, olê olê olê.

Com isso, a imprensa – esclarecida ou sensacionalista – cumpre o seu papel. “Divulga”, quando quer aparecer, e informa (com provas) quando quer esclarecer. Já é máxima no meio jornalístico, que o objetivo da imprensa é separar o joio do trigo, e publicar o joio. Será ? E qual o papel do torcedor rubro-negro ? Colher o TRIGO, por suposto.  Nesse momento, onde o ídolo maior do Flamengo ocupa um cargo que dá autonomia para se acabar com a mamata, pôr fim ao oba-oba e claro, colocar ordem na casa (entrar em campo ele não pode, einh),  cabe ao torcedor flamenguista apoiá-lo, ou não. Mas, desrespeitá-lo ou duvidar do seu caráter: JAMAIS. Sábado passado, na saída do Engenhão, após o vexame do time contra o Palmeiras, presenciei um torcedor da minha idade (leia-se viu o Zico jogar) xingar o Galinho de burro. Por pouco não chamei um policial e pedi para prender o cara, por desacato a autoridade.

O verdadeiro torcedor rubro-negro não é bobo. Sabe muito bem o que é a dor e a delícia de ser Flamengo. Sabe bem quem está lá lutando para acertar as lambanças e o ranso da desorganização e da falta de planejamento. O torcedor rubro-negro que honra o manto sagrado, protesta, mas respeita quem é de direito. Por isso segue atento ao trabalho do Zico, da Patrícia Amorim, do técnico, dos atuais jogadores, e claro, dos Corvos que estão por lá.  Diante de tudo isso você seria capaz de responder a essa questão … “Zico: culpado, inocente ou vítima ?” Zico é ídolo, rei de alma rubro-negra e corajoso.  O poeta Mario Quintana, passou boa parte de sua vida sendo desprezado pelos intelectualóides de sua época , que acusavam um dos ícones da poesia brasileira de ser um simples e reles escritor de frases. Mas, com maestria, talento e genialidade o poeta marcou um golaço ao dar essa resposta para os corvos da academia: “Todos estes que aí estão, atravancando o meu caminho, Eles passarão…Eu passarinho!” Ou seria melhor, EU GALINHO !!!???

Magia Neles!
Equipe Magia Rubro-Negra

vivi@magiarubronegra.com.br
Twitter: @vivi_mariano


Anúncios

30 Comentários so far
Deixe um comentário

O nosso Zico além de inocente, também é vítima do desse sistema. é inocente pois já chegou em um clube que foi mais assaltado que os estabelecimentos da reportagem que passou no Fantástico dia 25/09/2010. Não é de assustar que grande parte de conselheiros e a corja dos mesmos presidenciáveis e dirigentes (Kleber Leite, Marcio Braga, Delair, Edumundo Santos Silva, Marcos Braz…) estejam rindo de tudo isso que está acontecendo. Tomando uns uísques (pago pelo dinheiro usurpado do clube) em frente a TV doidos para tudo dar errado como rebaixamento, não ao CT e principalmente o “fora profissionalismo” e se tudo isso acontecer (DEUS NOS LIVRE…TOC TOC TOC NA MADEIRA!!!) eles irão voltar p/ tomar conta de tudo, inclusive do dinheiro do clube. Um dia…um dia quando os clubes se tornarem clube-empresa, aí sim, será como a “ficha limpa” nas eleições….muitos irão correr, pois, não vão querer pagar com seu patrimônio ou irem presos por sumirem com as verbas da instituição. SALVE ZICO!!! DEUS TE DÊ FORÇA, CORAGEM, HABILIDADE E SAÚDE!!!!

Comentário por Kleber Fialho

É Vivi, o pior de Sábado foi ter que escutar isso…mas o Galinho é eterno, esses caras passarão!
bjs (sem delírio persecutório) rsrs

Comentário por Alexandre Bolinho

Bem……sou suspeita…para falar do Zico..Ele é ídolo…Cansei disso de o Zico ser culpado….culpado de que?? talvez culpado de tentar entrar num clube falido…de gente que acha que é dono do CRF. Quando uma pessoa séria….centrada quer trabalhar sério….é isso que acontece. É acusado de ser o “culpado” da fase do Flamengo. Já passei por essa fase de cai não cai…e o ZICO não estava lá. Ele é culpado??
Vítima?? Inocente?? Nada disso…só acho que ele é o nosso ídolo e está acima de tudo. Nunca vai querer prejudicar o Mengão……Todos queriam o homem lá…agora esqueceram….e querem o pescoço do Galinho. O povo esquece que o FLAMENGO é grande e Zico fez muito para o FLAMENGO ser esse CLUBE GRANDE…..dono da maior torcida do BRASIL. Ele só quer ajudar. E eu acredito sempreeeee!!!!

SRN

Comentário por Maria da Graça Souto Moreira

Não entendi, o Zico é culpado ou inocente de que? O maior idolo rubro negro está acima de tudo e de todos, ele entrou no meio da bagunça, e está com os recursos apertados, botar ordem na casa. Deem tempo ao tempo, seus corjas……..

Comentário por CARLOS CEZAR

O texto está ótimo. Mas, Zico não tem culpa de nada não !! Aquela mulambada é que não tá honrando a camisa ! ISSO SIM !!! E os “corvos”, esses merecem a morte. SRN, André.

Comentário por André Ricardo

É pena que tenhamos pessoas que só lêem o título de um lindo texto como este.

Analfabetos morais. CORJA de semi-torcedor.

@Leomagamon

Comentário por leomagamon

Olha, gostei muito do ELES PASSARÃO. Parabéns. Mas, como Diretor de Futebol, o ZICO também passará. Não tem essa. Ídolo é Ídolo. Craque é Craque. Mas FLamengo é Flamengo. Não pode sair de um título brasileiro para a tragédia de uma zona de rebaixamento. E ele está a frente disso. PENSEM nisso. Flamengo até morrer eu sou, Claudius.

Comentário por Claudius Marcio

Excelente texto. Temos que estar de olho SIM, nesses CORVOS disfarçados de urubus (ótimo isso), pq assim descobrimos quem é quem. Duvidar do caráter de Zico ? Do Amor dele pelo Flamengo ? Isso não existe !!! Agora, olho muito vivo nesse time e no SILAS. Tá tudo errado em campo. Sorte. Muita sorte. Vamos precisar. Flamengo, sempre. Julio.

Comentário por Julio César Fernandes

O torcedor que vaiar o ZICO não pode nem pensar em abrir a boca e dizer que é RUBRO-NEGRO!!!

Comentário por Jefferson Azevedo

Analisar o Zico como diretor é muito difícil. Isso pq é impossível não misturar com a admiração e devoção que temos pelo jogador e pessoa que foi e é. Jamais duvidei de seu caráter e nunca duvidarei.

E é justamente pelo seu histórico e por saber q ele não depende do CRF para viver é que confiamos nele, nas suas propostas e aceitamos o discurso pouco popular do Zico, de vacas magras por um futuro melhor. Essa aceitação só é possível pela credibilidade dele. Esperávamos q ele viesse com uma super seleção e ele veio com o discurso do alicerce. O que prova q ele tem boas intenções e q sua função não é maquiar os erros e sair bem, mas ser criticado por um bem que poucos reconhecerão. É o sacrifício que ele se propôs a fazer pelo Flamengo.

Não posso dizer q ele não cometeu erros, pois cometeu e vai cometer, ele é humano, apesar dos milagres feitos em campo. Mas com certeza é muito mais vítima da corja q não quer sair da mamata. Infelizmente os torcedores têm lembrança curta e seletiva. Parece que antes do Zico não tivemos nenhum problema, que os últimos 20 anos foram marcados por grandes títulos, disputa de títulos, nenhuma luta contra o rebaixamento e nenhuma contratação equivocada.

Erros ele vai cometer, mas sabemos que sua intenção é ajudar, é fazer o clube crescer. Ao contrário daqueles que se perpetuaram por lá.

Continuo com o meu apoio irrestrito ao Zico, pois se há culpa dele, com certeza é o menos culpado da história. SRN

Comentário por Jefferson Freire

O Zico como jogador é inquestionável, mas não deveria ter aceito dirigir o Flamengo sabendo de toda podridão lá dentro, não será ele que dará jeito, o Dinamite foi dar jeito no Vasco e o time foi pra segunda. Acho que ele está pecando pelas escolhas que fez, Silas? Trazer um técnico que estava com o time na zona e que depois que ele saiu começou a subir. o Flamengo não tem um elenco maravilhoso, mas também não é tão ruim assim, tá claro que o problema é falta de um verdadeiro técnico, coisa que o Fla não tem há muito tempo e neste ponto cabe ao Zico decidir, não gostei do fato de ele já estar aceitando um possível rebaixamento. Pelo amor de Deus Flamenguista luta até o fim e acredita também. Por isso acho que ou o Zico muda de postura ou sinto muito deixa o cargo para quem já está acostumado a andar na lama mesmo.

Comentário por Juliana

Claro que o Zico não tem culpa do que está acontecendo. O Flamengo de hoje, em todos os sentidos, é o resultado das mudanças que foram introduzidas no futebol, somado aos aproveitadores que se infiltraram no Clube.
Para consertar tudo isso vai levar tempo e muito trabalho. É possível que, durante esse período. O Flamengo nem possa montar uma equipe com pretensões a ganhar campeonatos.
Resta a torcida entender isso e apoiar até a reestruturação ficar totalmente pronta.
Tem-se que ter alguns cuidados: 1º. Não deixar o time cair para a série “B”; 2º. Não deixar a Patrícia e o Zico desistirem em razão das pressões de falsos flamenguistas.
Abrahão

Comentário por Abrahão J. Pereira

Deveriam publicar esse texto na Tv junto com alguns comentarios, para os ver se alguns corvos desaparecem

Comentário por Mayara

EXCELENTE ! Concordo com a Mayara. Esse texto tem que ir para os Jornais e para TV ! Pra esses infelizes entenderem de uma vez por todas que o Zico é nosso. E está fazendo o que pode pelo Flamengo. E olha que ele não deveria fazer mais nada. Pq já fez tudo e mais um pouco. Parabéns Vivi. Parabéns Magia por estar do lado do certo. Flamengo eternamente Flamengo, Antonio.

Comentário por Antonio Claudio Teixeira

Quem não apoia o Zico, não é Rubro-Negro! Isso é fato!
Com Zico Pelo Flamengo SEMPRE!
SRN!

Comentário por Leila Neiva

É isso aí, flamengada. Texto incrível. Mostrando quem é quem. Né hora de cornetar o Zico não. É hora de baixar o valor dos ingressos. Dez reais para geral encher o Engenhão contra a cachorrada. Com a torcida junto, a energia volta e saímos dessa furada. Show de Bola Vivi. Show de bola Magia. Tamu junto pelo Flamengo. Anderson.

Comentário por Anderson Leonardo

Show de Bola Vivi Mariano. Show De bola Magia. Mostrando quem é quem ! Tem que cornetar o Galo não ! Tem é que baixar o preço dos ingressos ! Vamos lotar o Engenhão para energia voltar ! Magia Neles. Juntos pelo Flamengo. Anderson.

Comentário por Anderson Leonardo

Não dá pra jogar a culpa de termos o atual elenco vestindo o manto no Zico. Ele pegou o time se desmanchando. Remendou e tapou o que podia da forma que podia. Seus dois maiores erros como dirigente do FLA foi ter insistido no RL (estagiário) como treinador e tê-lo substituido por Silas. Antes tinhamos um treinador que só conseguia arrumar o time pela metade (defesa fucionava mas o ataque não). Agora passamos a ter um treinador que não consegue arrumar o time nem pela metade (o ataque continua não funcionando e a defesa parou de fucionar). A cobrança sobre o Zico deve ocorrer, 100%, ano que vem. SRN

Comentário por Urubu do Cerrado

Vivi..peguei o seu texto maravilhoso….e coloquei lá no meu perfil do orkut. tá?? To cansada desses povo, sabia????? Obrigada por esse texto.

SRN

Comentário por Maria da Graça Souto Moreira

Novamente uma obra prima, Vivi. Tenho certeza do orgulho de sua mãe ao ler textos como este. Como disse o mesmo Mário Quintana, por você citado, “a resposta certa, não interessa nada: o essencial é que a pergunta esteja certa”. E você, querida Vivi, além de perguntar corretamente e ainda se deu ao luxo de responder. Pois, os corvos passarão e os urubus continuarão Galinho! FLAmém! @JEFFARAH @IgrejaFlamengo
PS: Agradeço o comentário lá no meu humilde http://igrejaflamengo.blogspot.com \o/ :)

Comentário por @IgrejaFlamengo

Não adianta nada ficarmos nessa de culpado, inocente, vítima e afins , a hora é de apoiar o time, teremos uma sequência de 3 jogos importantes em outubro aos domingos no Rio e temos que lotar o Vazião e vencermos esses 3 jogos.

Zico está mudando práticas enraizadas há anos no clube e isso incomoda muita gente.

Vamos ver se o time muda atitude em campo e se o Silas deixa de ser retranqueiro e melhora o meio de campo em termos de criação e ofensividade.

Comentário por duda

Vivi, belo texto. Eu escuto isso e de amigos que se dizem rubro-negros. Nem duvido que sejam, mas a paixão pelo time é tão grande que ficam cegos. Querem títulos, vitórias esmagadoras e colocam na conta do Zico os anos de descaso e oba oba que você bem disse na coluna.

Ele pode ter cometido alguns erros até agora, mas dizer que ele é o responsável, é demais. Esses corvos travestidos de urubus, que eu prefiro chamá-los de vampiros, que só sabem sugar o sangue e as forças do clube, precisam ser extirpados da vida política do clube.

Como faremos isso? Sei que o título de sócio ainda é caro, mas nesse final de semana comecei a pensar na possibilidade de entrar para o quadro. Exercer o nosso direito de voto e VETO a essa corja! O Flamengo precisa de um quadro novo, chega de tabelião, empresário inescrupuloso, torcedor organizado como conselheiro, de políticos sem vergonha e tantos outros.

A partir do momento que a Nação tiver poder de voto, aí sim eles irão pensar duas vezes antes de manchar a imagem do Mais Querido.

Na época do Edmundo Santos Silva muitos torcedores “organizados” conseguiram seus títulos de sócio no clube, foram abençoados e agraciados com o direito adquirido.

O Inter-RS ao que parece já está fazendo isso, o sócio-torcedor tem direito a voto. Ok, isso pode não significar muito, visto as nossas eleições oficiais, o tanto de canalha que entra. Mas teríamos poder de voto e a Nação não pode ser massa de manobra. Muitos preferem um título, um campeonato do que o tão sonhado CT.

Estrutura somente não ganha jogo, mas adianta e muito.

Acho que é isso Vivi.
Acesse http://www.bolapraquemsabe.com.br
Toda 5ªfeira tem coluna nova sobre o Mengão
@ad_rodriguess

Comentário por Adilson Rodrigues

Ah sim, também concordo com o clube empresa! Lesou o clube, paga! Tal como numa empresa normal mesmo.

SRN

Comentário por Adilson Rodrigues

Eu não vi o Zico jogar, mas, sei o que ele significa para o Flamengo e aprendi a amar e a idolatrá-lo. O q está acontecendo com o FLA não tem nada a ver com ele. E sim com os CORVOS. Tem tb os jogadores q não aguentam jogar 90 minutos. Isso é o fim do mundo. No mais sigo torcendo desesperadamente para sairmos dessa. Muito Bom o texto. Adorei. Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer. Carol.

Comentário por Carolina Marques

nos momentos dificeis é que se vê quem ama e quem apenas simpatisa, eu amo este clube,essas cores, esse manto sagradocomo amo meus filhos!atribuir ao zico a responsabilidade da atual situação do mengão é no minimo covardia para não diser canalhice,gestões fraudulentas como a do edmundo santos silva,aquele que chorou na cpi! e muitas outras um dia trariam um resultado terrivel para o flamengo. o titulo nos deu a falsa impresão de que estava tudo bem, o e zico mostrou que nada estava bem não pensem que ele não contratou melhor porque não quis as portas foram fechadas po esta turma que irriqueceu as custas do mengão e aguora jogua a culpa no colo do nosso galinho!

Comentário por wenio amorim nunes

Menina Vivi!
Apenas torço para que o Zico tenha paciência para aturar essa crocodilagem que estão fazendo com ele. Deposito nela minha esperanças para que o Futebol consgiga evoluir no seu atual modelo medieval de gestão por cartel, que vai da FIFA até os Clubes e, tem a gente, como torcedores, como sócios e investidores de tudo isso. Afinal, quem paga essa conta toda somos nós. Acredito que um dia iremos cobrar um novo estatuto. O nosso, é de 1992 e a palavra TORCIDA inexiste. Acredito que Clubes fortes financeiramente e eticamente falando podem quebrar esse cartel regido pela FIFA, CBFs e Políticos.

Parabéns pela seu texto! Me mostrou que existe gente que sente RAZÃO e PAIXÃO pelo Flamengo e não somente PAIXÃO.

um cheiro, Flacó

Comentário por Facó

Texto lindo, sou Flamengo, por ele, com ele….VIVA O ZICO!Nunca sera culpado, errado, pq faz com amor, e com retidão. Espero nao ver a torcida dar de Judas…seria a maior vergonha da minha vida!

Comentário por Valeria

Parabéns pela coluna! E principalmente PARABÉNS aos comentários postados nesta coluna de RUBRO-NEGROS que não se deixam enganar pelo que esta “imprensa” costuma chamar de “informação”!

Sinceramente, estava preocupado com a situação da torcida, mas vejo que ainda podemos acreditar na restruturação do FLAMENGO lendo os comentários postados nesta coluna.

Podem esperar que muita coisa suja ainda vão jogar em cima do Zico e da Patrícia Amorim, porque a “mamata” acabou!

Mesmo o FLAMENGO rebaixado, não acredito que isso irá acontecer, ainda serei FLAMENGO e apoiarei incondicionalmente a restruturação para o FLAMENGO atingir o patamar que merece.

Minha família é prova do que venho dizendo há anos, de que precisamos nos estruturar em todos os níveis, e que os títulos conquistados mascaravam os problemas sérios com que o clube está passando.

Entre estruturar e títulos, prefiro o primeiro. Já fui e sou malhado todos os dias por tal “insubordinação” ao que a maioria “pensa” ser o melhor para o FLAMENGO.

Assino embaixo Galinho: “O título brasileiro foi maléfico para o FLAMENGO!”

Faltava isso no FLAMENGO. HOMEM de coragem pra peitar a quem precisa ser peitado e dizer o que muitos jamais diriam na hipocrisia do futebol brasileiro, sem dizer a sociedade, mas isso é outra discussão!

Pergunta que não quer calar:
Porque não investigam as transações que foram realizadas na época de Kléber Leite e outros que passaram pelos corredores da Gávea?

Parabéns Vivi Mariano.

Sucesso, um forte abraço e SRN,

Alex Yamaguti

Comentário por Alex Yamaguti

O texto com sempre impecável,me delicio com a rapidez de raciocínio deixando as palavras e o coração ditarem o rumo da narrativa.Quanto ao Zico,deixem o homem trabalhar,ele sempre quererá o melhor para o FLAMENGO,bjins.

Comentário por lucia

Cara eu sou Flamengo até morre,e eu sei que o zico também,mais tem muinta gente que esta la dentro que nunca foi é nunca serão flamengo.valeu

Comentário por izaque




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: