Magia Rubro Negra


Eu, Você e Mais UM. by vivimariano
15/10/2010, 4:07
Filed under: Colunas

Torcer é sem dúvida a medida da nossa relação com o futebol e, consequentemente, com o Flamengo. Nesse caso é muito fácil identificar os que são fãs, dos que verdadeiramente TORCEM pelo Mais Querido do Brasil. Fã é aquele que curte o Flamengo, mas torcedor nasce, morre, mistura-se fisicamente aos seus jogadores, símbolos, gestos e trajetória. Fã, dedica-se de maneira positiva, mas, o rubro-negro quando se envolve,  se apaixona. Torna-se uma “só carne” e  passa a torcer imediatamente contra os outros. O verbo torcer tem inúmeras dimensões. Pode significar simpatia e empatia. Não para os rubro-negros. Para a Nação, torcer é identidade absoluta, associação de corpo, mente e alma. É fervor religioso. O escritor de obras-primas como Menino de Engenho e Fogo Morto, José Lins do Rego, sabia disso. Paraibano de nascença, adotou o Rio como moradia e o Flamengo como PÁTRIA. E sempre que releio algo de sua obra, ou vejo a foto abaixo, me revigoro de Flamengo.

Tenho, tanto no Magia, quando nas demais mídias sociais, convocado insistentemente nossa torcida a comparecer aos jogos, a despertar e “partir pra cima deles”. Mas, em minhas leituras constantes sobre o Flamengo, deparei-me essa semana com uma declaração do nosso ex-zagueiro Juan, que me intrigou: “Eu joguei no Flamengo seis anos. Não lembro de uma única vez que eu tenha ido no rádio ou na televisão pedir por favor para a torcida ir no domingo”. Pois é. Isso vindo de um jogador contido, de poucas palavras, mas, acima de tudo sábio. Volto para a relação entre fã e torcedor. Um fã, bem sabemos, aplaude na vitória ou na derrota, já o torcedor… não perdoa. Exigimos vitórias, resultados, jogos soberanos, jogadas magistrais e gols. Muito gols. Exigimos por que sabemos do que o Flamengo é capaz.  Que  temos vocação para a vitória e jamais para a derrota. Por isso, para o jogo contra o Internacional,  não vou subir no telhado para gritar ou convocar a Nação. Vou tranquila para o estádio, sabendo que se EU, VOCÊ e MAIS UM fizermos a nossa parte… viramos multidão. Duas palavras me bastam nesse momento. Aquela que meu coração me diz: AVANTE MENGÃO.

Magia Neles!
EQUIPE Magia Rubro Negra
vivi@magiarubronegra.com.br
Twitter: @vivi_mariano

4 Comentários so far
Deixe um comentário

VIvi, pode contar comigo. Estarei lá como TORCEDOR que sou. Como apaixonado. Estarei lá como Flamenguista! Já temos VOCÊ e EU, só falta o MAIS UM. SOMOS UMA NAÇÃO!!!

Comentário por Jefferson Freire

Vivi,
Serei mais um neste sábado. Recuperado de um acidente, finalmente já poderei sair do papel de torcedor do PPV (quase um fã, certo?) e torcer ao vivo com interação, emanando a energia que revigora nossos santos guerreiros e “toca terror” nos adversários. Se outros estarão lá comigo? Os que tem fé, sim! Mas, sinceramente, azar daqueles que perderem o início da nossa arrancada para a Libertadores. Eu farei minha parte. #AvanteMengão
FLAmém!
@JEFFarah @IgrejaFlamengo

Comentário por @IgrejaFlamengo

Sou definitivamente torcedor,para mim flamengo é estilo de vida da asa delta vermelha e preta a camionete, da varanda ,a cada bezerro que nasce,metade do meu sangue é preto,meu corpo só foi marcado com uma tatoo,advinha qual é? CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Comentário por wenio amorim nunes

Belíssimo texto,convocando em alto e bom som todos os torcedores,é assim que se chega lá,vam bora MENGO!!!!!!!!!!!!Bjus.

Comentário por lucia




Deixe um comentário

