Magia Rubro Negra


115 ANOS DE FLAMENGO by @fabiojustino
15/11/2010, 12:00
Filed under: Colunas, Fla Memória

“Não há palavras com que eu possa definir o que é Flamengo, não há palavras com que eu possa exprimir o que é ser Flamengo, a gente só pode sentir”. Luiz Ayrão

IMAGEM: @Leomagamon (Arquivo Pessoal)

Há exatamante um ano, o FLAMENGO aplicava uma convincente enfiada de 2 x 0 no Náutico em pleno Aflitos, tornava clara e cristalina a velha máxima do “DEIXOU CHEGAR”. Hoje – 15/11/2010 – infelizmente o cenário é completamente oposto, o risco da queda existe e alguns – absurdamente – afirmam que face a esse temeroso momento não existem motivos para comemorações. Discordo (concordo com o temeroso e discordo da não comemoração) e argumento. O FLAMENGO ‘lembra’ futebol, mas seus 115 anos devem-se principalmente ao REMO, o motivo principal do ‘sobrenome’ REGATAS. O CRF é mais que uma jogada displicente do fulano de tal, muito maior que a falta de objetividade do ciclaninho ou as seguidas falhas do beltrano. O FLAMENGO é maior que as falcatruas provadas e não comprovadas de uns e outros, que as fanfarronices do jogador tal e a falta de comprometimento de A, B ou C. A principal organizada do MENGO canta com maestria: “Os anos passam, se passam jogadores, mas fica tu Flamengo e eu não paro de te amar”.

Ainda não nasceu alguém que defina o que é ser, torcer, respirar e viver o FLAMENGO. Talvez a instituição complete milhares de anos e isso ainda levante polêmicas e seja motivo de extrema relevância para discussões inteligentes. O que é ser FLAMENGO? O que ELE ignifica? A questão é complexa, tão complexa que um tricolor tentou explicar. Perdeu seu tempo. Vestir esse manto e sentir-se a pessoa mais importante da galáxia não dá margem para definições. Acompanhar o FLAMENGO onde quer que ele jogue, ter aquela sensação infinita de ser parte do contexto, também não explica. Comprar um barco chamado Sycra, reunir a galera e fundar um grupo… dimensiona, mas também não trás o porque. Iniciar com azul e ouro em listras largas e horizontais faz parte do registro, dá lugar ao vermelho, ao preto e continua sem nos permitir explicar (porém entender) o que é ser FLAMENGO. Luiz Ayrão cantou e eu assino embaixo: “Não há palavras com que eu possa definir o que é Flamengo, não há palavras com que eu possa exprimir o que é ser Flamengo, a gente só pode sentir”.

O relógio marca 01:29 da manhã e eu desisto de mensurar, não há como exemplificar o inexplicável, tornar concreto o abstrato ou traduzir em palavras o que só conseguimos sentir. Deixo a missão (impossível) para os poetas e meus agradecimentos aos homens que não faziam a menor idéia do que criavam, algo tão sublime que mesmo 115 anos depois, não há ninguém que possa explicar.

MUITO OBRIGADO: Domingos Marques de Azevedo, Francisco Lucci Colas, Nestor de Barros, Felisberto Cardoso Laport. Destacados como sócios fundadores José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chairéo, os três últimos não foram à reunião, mas também são  considerados sócio fundadores. Assim como nós que não calçamos chuteiras, mas entramos em campo, não recebemos um centavo do clube e condicionamos triunfos a nossa presença, derrotas a nossa ausência e principalmente… temos certeza que a vitória não acontece, quando nossos gritos e palmas são insuficientes.

Ao RUBRO NEGRO da Urca, do Leme e de Belford Roxo. Ao RUBRO NEGRO da Rocinha, de Nova Iguaçú e da China. Ao RUBRO NEGRO de São Paulo, Nova Jersey e da Polônia. A todos os RUBRO NEGROS da Galáxia.

Ao RUBRO NEGRO que vai a todos jogos, seja em outro país ou em outro estado. Ao RUBRO NEGRO que conhece todos os atalhos do Engenhão, Moça Bonita, Maracanã, Gávea, Alair Corrêa… e principalmente ao RUBRO NEGRO que vai morrer sem nunca ter vestido uma camisa oficial do clube de coração, não verá o FLAMENGO jogar em sua cidade, no Maraca ou em qualquer outro estádio do mundo e jamais será considerado por algum RUBRO NEGRO, mais ou menos FLAMENGO que um morador da Gávea ou do Engenho de Dentro… a todos, sem distinção, meus sinceros e emocionados PARABÉNS.

Feliz 115 anos. Comemore sempre e acredite mais ainda… nossa história não será rebaixada.

Com fé e…


MAGIA NELES!

EQUIPE Magia Rubro Negra
fabio@magiarubronegra
TWITTER: @magiarubronegra

Anúncios

10 Comentários so far
Deixe um comentário

parabén rubronegrada desse mundão inteiro. Somos de um time que não se limita do Oiapoque ao Xuí. Somos de uma Nação sem limites geográficos, sem cor de pele definida, somos somente Rubro Negros, isso nos aproxima e nos diferencia de todo o resto. Parabéns!!!
Leo a tatoo ficou phod@, deu vontade de fazer uma tmb.

Comentário por André Costa

Ser flamengo é pertencer a uma nação única, não existe nada igual no mundo, e tudo que rodeia o flamengo é gigantesca, até o nosso estadio tem que ser o melhor em tudo. Que Deus nos abençoe na reta final, e alcançemos a sul americana.

Comentário por CARLOS CEZAR

Serei Flamengo mesmo que a bola não entre,mesmo que o Maracanã se cale,mesmo que o Manto desbote,mesmo que a vitória esteja longe.Serei Flamengo.Seja longa a jornada,seja dura a caminhada,Flamengo no peito e na alma,no grito e nas palmas,serei Flamengo até morrer.”

Parabéns ao meu amado CRF.115 anos de muitas Glórias,muitas alegrias e de muito sofrimento também.

Parabéns a torcida Rubro Negra(responsavel pela grandeza do Flamengo)

Parabenizo o ‘Nosso Flamengo”e não ao Flamengo desta diretoria medíocre”

E tenho dito…

Comentário por denise

Já tentei definir o que é ser Flamengo e o que é o Flamengo diversas vezes, mas faltaram palavras para isso. Acredito que ainda não existem palavras suficientes para conceituar tais questionamentos. O certo é que só sabe o que é Flamengo quem é capaz de sentir. E o bom é que a maioria pode sentir.

SRN

Comentário por Jefferson Freire

Sensacional o vídeo!
Mais um belo trabalho dos irmãos Nin!
Nem doeu, né Léo?

Magia Neles!
Cazô

Comentário por Bruno Cazonatti

Parabens!
Abraços
Milladdy

Comentário por Milladdy

Fábio, Espetacular o nosso sentimento pelo Flamengo… realmente tento tbm definir, mas não consigo …. mas uma coisa é certa ser FLAMENGO é IMENSURÁVEL …

#MagiaNeles Irmão …

@ReneeMCJ

Comentário por Renee C. Marques

Ler seu texto é de emocionar e deixar as lágrimas rolar. Assim estou! Sábias palavras Fábio, não importa de onde somos, o que importa é que o amor que sentimos pelo Flamengo, amnor este que nos transforma em uma FLAnática nação, somos todos da República Federativa do Flamengo!
Parabéns a todos nós!
@DalvaFerreira

Comentário por Dalva Ferreira

E eu estava nesse jogo – 2 x 0 no Náutico em pleno Aflitos!
O que é ser FLAMENGO? SER FLAMENGO É SABER O QUE É FELICIDADE PLENA!!!!
Parabéns, Mengão, pelos 115 anos! E Parabéns Justino pelo excelente texto!

Comentário por Leila Neiva

nossa que texto emocionante,
me fez chorar de alegria por fazer parte dessa nação,

Flamengooo amor incondicional,
estaremos sempre juntos…

que Deus nos ilumine sempre

115 anos de muitoo,amor,raça e paixão
parabéns para tds nós por fazer parte dessa história

saudações rubro negra

Comentário por Aline Belarmino




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: