Magia Rubro Negra


ONZE HOMENS E UM SEGREDO by @fabiojustino
13/12/2010, 1:01
Filed under: Colunas, Fla Memória

“Fábio, o grande segredo desse time, é que éramos muito amigos. Tão amigos quanto profissionais. E amizade somada a profissionalismo, sempre será sinônimo de vitória. Abraços, Júnior (Capacete)”

Se alguns historiadores, consideram Charles Miller – um britânico nascido em São Paulo – o introdutor oficial do futebol no Brasil. Quem será o “pai” do futebol arte?  Quem é o responsável pelo jogo que encanta? Pela partida que hipnotizava, o toque na bola que enlouquecia, arrastava multidões, emoções e adversários?

Seria esse time… o Santos de Pelé? O Botafogo de Garrincha? ou o São Paulo de Telê?

Para nós, OS RUBRO NEGROS (e grande parte dos admiradores deste extinto futebol)… essa pergunta é inútil e talvez a discussão também seja. O maior e melhor time da história, vestia VERMELHO e PRETO. O clube de coração do presidente do Barcelona, do Zico e do Garrincha… esse sim é o time que endoidou o Brasil, encantou gerações, nações e a própria galáxia. Ao contrário do que muita gente afirma, esse time não podia jogar por música, nesse FLAMENGO sobravam maestros e regentes. Havia excesso de batutas e escassez de adversários a altura.

Coube ao destino colocar em ‘nosso’ caminho um fortíssimo candidato para desbancar a seleção NEGRA e RUBRO. Após uma campanha quase perfeita na Libertadores – 14 jogos e apenas uma derrota – o PODEROSO MENGO precisava encarar e calar o Liverpool, grande favorito por ser o maior time da época. O time inglês havia superado Bayern de Munique e Real Madrid nas duas últimas fases da Copa dos Campeões da UEFA. Mesmo vencendo o Cobreloa vinte dias antes em Montevidéu, o FLAMENGO ainda convivia com o ‘tal’ estigma: Time de Maracanã e esse – sem dúvidas – era o momento perfeito para acabar de uma vez com isso.

Chegara enfim o tão esperado 13 de dezembro de 1981. Os números eram impressionantes. O ano mágico, havia começado com um 2 x 0 em cima do São Paulo em pleno Morumbi (Adílio e Nunes). O FLAMENGO estava prestes a encerrar o ano em sua 78ª partida com a inacreditável marca de 47 vitórias, 22 empates e apenas 9 derrotas, isso mesmo, 9 derrotas em uma temporada. Somado a isso, 166 gols pró e 60 gols contra. Entretanto, esses números não entrariam para a história, caso a vitória não viesse. O que seria comprovado logo, logo… o FLAMENGO “arrebentou” os ingleses (3 x o no Japão) fora o baile e transformou o universo, o Brasil, o Rio de Janeiro em uma gigantesca passarela do samba.

Dos 11 homens que venceram a Libertadores para os 11 que trouxeram o Mundial, apenas Lico no lugar de Nei Dias, nada mais. Esse mesmo FLAMENGO já havia vencido em 81, o Torneio Internacional de Punta Del Leste no Uruguai (1 x 1 com o Grêmio/RS), o Torneio Internacional de Napoles na Itália (5 x 0 no Nápoli), a Taça Guanabara, o 3º turno do Campeonato Estadual, o próprio Campeonato Estadual, um amistoso contra o Boca Juniors de Maradona e o Cobreloa do Chile pela Taça Libertadores da América.

Com essa relação de conquistas, encerro a homenagem do MAGIA RUBRO NEGRA aos maiores campeões da NOSSA HISTÓRIA DE ORGULHO E TRADIÇÃO. Hoje 13 de dezembro de 2010, 29 anos depois do nosso mundial, temos que comemorar muito esse título. Não somente hoje, mas enquanto o VERMELHO e PRETO existir, enquanto for possível ouvir um grito de gol do FLAMENGO e avistar uma bandeira RUBRO NEGRA tremulando em qualquer canto dessa galáxia.

MAGIA NELES!
EQUIPE Magia Rubro Negra
fabio@magiarubronegra.com.br
TWITTER: @fabiojusttino

Anúncios

11 Comentários so far
Deixe um comentário

“(…)será que vc lembra como eu lembro o mundial que o Zico foi buscar…. parabénsss essa galera 100 anos de primavera (…).
É lindo olhar para trás e perceber que a nossa seleção de ouro encantou e encanta multidões.
Parabéns Zico e cia (a nossa seleção de ouro).
Fiquem na paz de DEUS.

Comentário por PEDRO HENRIQUE VIANNA- NITERÓI

“…nesse FLAMENGO sobravam maestros e regentes. Havia excesso de batutas e escassez de adversários a altura.”
Há quem diga, quem vive de passado é museu, mas tem como não celebrar tal façanha, tal história desses nossos Mitos ????

Parabéns a todos ao Fábio pela homenagem e a todos do Magia Rubro Negra …

#MagiaEternaNeles

@Reneemcj

Comentário por Renee Carlos Marques

Conversando certa vez com Raul Plassmann ele me confidenciou que o jogo do Mundial de 81 contra o Liverpool foi o jogo mais fácil da vida dele: ele praticamente não tocou na bola, a bola não chegava na sua meta… Esse mesmo Raul Plassmann, ao ser perguntado pelo Renato Maurício Prado se estava decepcionado ao não ter sido convocado pelo Telê para a Copa de 82, respondeu na lata: – Quem joga no Flamengo, não precisa de Seleção Brasileira!
É isso aí companheiros , quem torce para o Mengão, sabe o quanto é diferente fazer parte dessa Nação!

Comentário por Vinicius Nagem

Parabéns a esta Nação! Comemore o seu segundo aniversário! Em 15 de Novembro o Flamengo nasceu para o Universo, em 13 de Dezembro ele nasceu para o Mundo!

Magia Neles!

Comentário por Fernando

Fábio, eu vivi intensamente essa conquista. Assisti o jogo no início da madrugada e saí depois para festejar uma conquista que o futebol brasileiro não via desde o Santos de Pelé. Uma conquista inédita para o Flamengo e para o Rio. Aliás, ineditismo que perdura até hoje. Falando em hoje, devemos sempre lembrar que o presente é reflexo do passado e o futuro será conseqüência do presente. Portanto, tristes daqueles que não valorizam o passado e seus personagens.

Comentário por Alexandre Fernandes

Ai que saudade desse time…
Parabéns Mengão!!!
SRN!

Comentário por Leila Neiva

Acompanhei o jogo pelo rádio (recem casada e ainda não tinha tv).Quem escuta jogo pelo rádio, sabe como é a emoção. Os lances mais simples, tornam-se muito mais vibrantes. Me recordo, como se agora fosse. Eu sozinha na sala, andando descompassada de um lado pro outro, o grito contido e abafado na hora dos gols, até não me controlar mais e comemorar sozinha na madrugada. Gritei e chorei de alegria, Flamengo Campeão Mundial de Futebol!
Parabéns a nossa Seleção de Ouro por esta conquista!
Obrigada Flamengo!
Que novos tempos, novas conquistas cheguem juntamente com o novo ano!
SRN
@DalvaFerreira
Parabénstodos nós!
SRN

Comentário por Dalva Ferreira

Um título mundial é para poucos e esse time de 81 nos deu esse orgulho !

Comentário por Rodrigo Gibaile

Grande Flamenguista Fábio Justino em meu nome e dos meus colegas que fizeram parte destas comquistas mas uma vez agradecemos o carinho e a vossa veneração isto segnifica que ao reparar e constatar consequentemente os vossos elogios apenas só vem uma coisa na minha cabeça, se pudéssimos fazer tudo outra vez, fazeriamos do mesmo jeito ou seja com grande respeito que vocês sempre mereceram.Grande abraço Mozer

Comentário por Anônimo

Não me lembro da Libertadores com tanta clareza mas, do mundial lembro como fosse hoje. Ao término da partida peguei o meu compacto do Flamengo e pedi ao meu pai para colocar na vitrola. Morava em uma rua de ladeira, o que se via era um mar de gente trajando o manto em plena madrugada carioca. Muito bom relembrar esse dia.

Comentário por Alex Teixeira

eles serão sempre lembrados por essa maior façanha, mas além desse título, trouxeram tantos outros!!! foi uma época GLORIOSA!
OBS.: parabéns justinao! mandou bem!!

Comentário por @livinhojcs




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: